O Dilema das Redes (Netflix)
Trabalhando a dependência tecnológica através de filmes e séries
Este grupo de estudos tem por objetivo, iniciar seus participantes do tema de Dependência Tecnológica. Boa parte dos mecanismos digitais que levam a dependência tecnológica ainda não são de domínio dos psicólogos, bem como os tratamentos psicológicos recomendados para o tema. Essa demanda é relativamtne recente, e sofreu um “boom” pós-pandemia, com o uso excessivo das tecnologias como Redes Sociais, Games, Homeoffice e ensino 100% online. Portanto torna-se fundamental compreender os impactos da tecnologia e como trabalhar as questões comportamentais associadas a esse novo fenômeno do uso excessivo do ambiente digital.
Benefícios
Compreensão dos mecanismos de engajamento digital
Identificar e compreender as novas demandas associadas a tecnologia
Indicação de escalas e testes para identificação dos sintomas
Curadoria de bibliografia recomendada
Público/perfil do aluno:
Psicólogos e Educadores
Tempo:
duração de 1 mês, totalizando 4 encontros ao vivo de 1 hora cada, com frequência semanal.
Aplicação:
Ao vivo, via teleconferência, ferramenta Zoom
Sobre este curso
Programa
Módulo 1
Breve estudo de caso da família do filme
Módulo 2
Mecanismos de engajamento das Redes e suas armadilhas
Módulo 3
Impactos da dependência tecnológica na saúde mental
Módulo 4
Atuação do Psicólogo na prevenção e tratamento
A quem interessa:
Psicólogos e Educadores
Instrutor:
Andrea Cardoso
Psicóloga Psicóloga CRP 06/142530
Saúde Mental, Comportamento Humano, Inovação, Tecnologia & Futuro
Psicóloga com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Certificação Internacional em Foresight Estratégico (Futurismo). Idealizadora da startup Futuros, Consultora e Palestrante na Psicologia. Realiza atendimento em psicoterapia, orientação profissional. Membro do Teach the Future.
Instrutor:
Denise Cardoso
Desenvolvimento Humano, Treinamento, Inovação & Change Maker
Mercadóloga graduada pela Anhembi Morumbi, com Pós-graduação em Business Innovation for Change Makers pela FIAP. Com 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento, atendimento ao cliente e vendas, 12 destes anos coordenando o Treinamento Comercial da 3ª maior Telecom do mundo.